Quem somos...

HISTÓRICO DA ESCOLA



          O Distrito de Arapuá, criado pela Lei Nº 2.067 de 14 de Dezembro de 1.963, como quase todas as comunidades da Noroeste Paulista e das regiões leste e sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, obteve seu impulso sócio - econômico com a passagem dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, interligado as cidades de Bauru/SP a Corumbá/MS.
           A história da Educação do Distrito de Arapuá, iniciou-se há mais de trinta e três anos, com a Escola Municipal que atendia aos filhos dos funcionários da fazenda Arapuá e a de alguns moradores de sítios isolados. Com a conseqüente colonização, realizadas através dos loteamentos efetuados pela Fazenda Arapuá e Imobiliária São Luiz, diversas famílias adquiriram seua lotes e fixaram residências na região, aumentando, consideravelmente, sua população.
           Mais um momento histórico - social viveu a região, quando terras fronteiriças ao núcleo residencial foram loteadas, formando um amplo conglomerado de pequenas propriedades rurais, hoje conhecida como km 12, Serraria, Limoeiro, Felipão, Piaba..., que receberam grande contingente de ruralistas, que somando às fazendas e ao Distrito de Garcias, cujos habitantes estavam diretamente ligadas ao distrito de Arapuá, avolumaram-se as exigências para atendimento as necessidades básicas da população residente.
            Uma destas exigências foi sendo proteladas anos seguidos. Porém, com a interferência e muita luta, por parte de uma comunidade que clamava com urgência esse benefício, apareceram os primeiros movimentos para a criação de uma escola que atenderia o núcleo distrital e toda população rural, em busca de conhecimento para sua juventude, com menos custos e que mantivesse as famílias juntas no labores cotidianos.
             O então vereador, Altair Cabral Trannin, foi sem dúvida o maior percursor desta conquista através das Tribunas da Câmara Municipal de Três Lagoas e de pedidos " in loco" , junto à classe política do município e do estado.
              Mato Grosso ainda permanecia vivendo com Três Lagoas, sob área de segurança nacional, devido a importância da usina hidrelétrica de Urubupungá. Governava o Estado, o DR. Garcia Neto e era prefeito de Três Lagoas, o DR. Ramez Tebet, atual senador da República pelo Estado de Mato Grosso do Sul.
               Em dia muito festivo, e, porque não, um dos mais festejados do Distrito de Arapuá, aqui aportaram autoridades municipais e estaduais para inaugurar o tão almejado benefício: a inauguração da Escola do distrito. Era 13 de junho de 1976, quando abriram-se as portas, para uma comunidade sedenta de saber, da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, cuja denominação, e a justa homenagem ao patriarca da família Trannin, proprietária do terreno doado para a realização desta grande obra.

                 Nestes vinte oito anos, passados e vividos por uma comunidade que ainda almeja muitos benefícios, a Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, recebeu toda uma população crescente, que a cada ano vem aumentar demograficamente a região do Distrito de Arapuá.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário